Na localidade de RHO, realizou-se de 14 a 19 de Abril de 2015, o Salone Internazionale del Mobile.

Composto por 22 Pavilhões divididos da seguinte forma:

Pav 1,2,3 e 4 – Mobiliário Clássico

Pav.5,6,7,8,10,12,16 e 20 – Mobiliário de Design

Pav. 14 , 18 – Mobiliário ModernoPav. 22 e 24 – Mobiliário de Escritório

Pav. 9,11,13 e 15 – Iluminação

Pav 1,2,3 e 4 – Mobiliário Clássico

Claramente dividido em 2 segmentos: o Alto Clássico e um Clássico mais contemporâneo.

No Alto Clássico predominam os dourados e os altos brilhos, claramente direcionado para um segmento que priveligia o luxo e a ostentação.

Utilização de madeiras e raízes nobres, complementado com trabalhos de maqueteria muito vincados, maioritariamente, protegido por um acabamento alto brilho transparente muito bem aplicado.

No segmento do Clássico mais contemporâneo não se assiste a grandes novidades em termos de cores e acabamentos.

O barroco, nomeadamente, o pintado de branco com efeitos envelhecidos, complementado com maqueteria, dourados, bem como a madeira pintada de branco ou em tons pérola, envelhecida com patines e/ou cantos quebrados.

Pav.5,6,7,8,10,12,16 e 20 – Mobiliário de Design

Assiste-se ao vincar de uma grande amplitude em termos brilhos dos acabamentos, isto é, o mobiliário ou está acabado com um brilho muito baixo(5 a 10º) ou com um alto brilho.

Os lacados continuam a marcar uma forte presença, em mate e alto brilho, contudo, o leque de cores está mais reduzido, predominando o branco, os cremes e antracites nos mates e o preto e branco no alto brilho.

Vários tipos de acabamento misturados no mesmo móvel, com fórmulas que resultam bastante bem em termos estéticos como por exemplo:

Lacado mate + Carvalho/Nogueira natural nate + Lacado alto brilho.

O material que continua a ganhar força em deterimento do vidro são as pedras e ceramicas, especialmente o mármore.

Aplicações em pele no mobiliário também são muito vistas, nomeadamente, em tampos e portas/gavetas. Essas aplicações aparecem como pormenores no móvel.

A utilização de ferro/metal no mobiliário ora como promenor de friso, ferragem ou puxador ou de um forma mais marcante como pé de mesa onde se pode assistir a uma grande variedade em termos de design.

As folhas/madeira predominantes continuam a ser o Carvalho e a Nogueira.

OS acabamentos naturais que vão desde a cor natural até ao cinza escuro.

Reforço muito marcante, face ao ano anterior, dos tons chocolate com a utilização de folha fumada que em alguns casos não leva qualquer velatura.

Este tipo de folha confere um acabamento muito “limpo“ e atrativo.

Relativamente aos acabamentos alto brilho transparente em folhas de Nogueira, Ebano e Pau-Ferro, a qualidade dos acabamentos apresentados no alto brilho transparente com bastantes deficiencias, denotando aqui, uma grande margem de progressão.

 Pav. 14 , 18 – Mobiliário Moderno

Na linha do mobiliário de design, onde sobressaem um pouco mais os altos brilhos em contraste com brilhos supermate.

Misturas de materiais: ferro pintado, pele, pedras, lacados e folhas Nogueira, Carvalho fumado, Carvalho natural, maple olho de perdiz. Espessuras finas. Utilização pontual de acabamentos a óleo.

 Pav. 22 e 24 – Mobiliário de Escritório

Também aqui podemos separar, claramente, entre um segmento de luxo com altos brilhos. Pele e dourados com grande ostentação e um segmento de linhas mais sóbrias com brilhos mate priveligiando a optimização e a operacionalidade dos espaço.

Claramente vincada em ambos os segmentos é a sua adaptabilidade e compatibilidade com a tecnologia, havendo sempre o cuidado do mobiliário estar preparado para o uso de novas tecnologias.

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